terça-feira, 22 de novembro de 2011

ABSURDO. SÃO SEIS ANOS

Seis anos. É uma marca absurdamente impressionante obtida por uma associação voltada a promover desenvolvimento sem gerar sequer meia dúzia de empregos.

A AOVICAPRE - Associação dos Ovinocaprinocultores de Esperantina, atuante ininterruptamente ha 5 anos, gerou neste período dois novos empregos. Dois tratoristas obtém renda atuando no trator da associação. A máquina de 100 mil
foi obtida junto ao governo do Piauí, com recursos do Banco Mundial, no ano 2009. O proposta inicial era a UTT, projetada pelo SEBRAE-PIAUÍ.

Uma centena de encontros, debates construtivos, milhares de dias focado no mesmo assunto, dias suportados um a um, missões técnicas a Cabaçeiras, Monteiro - Paraíba, fóruns, seminários, capacitações disto e daquilo outro etc etc. Entretanto, nada se obteve para promover processamento ou beneficiamento de produtos da cadeia caprina.

Na realização do Plano de Comercialização da Cooperativa (21nov) uma importante sugestão foi que os associados peguem sua produção "in natura" e ponham à venda aos programas de compra direta. E que façam um caixa para comprarem maquinários, levantarem paredes, construírem mini fábricas e convencerem produtores descrentes que, enfim, vale a pena lutar em associação.

É, é uma importante saída para que a ideia de gerar emprego e renda através do associativismo não caia no descaso, no vazio ou no cansaço.


O sonho do ouro negro (Biodigestão para Produção de Energia Renovável e Biofertilizante Utilizando Passivo Ambiental de Caprinos e Ovinos), do ouro branco (Usina de Beneficiamento de Leite e Derivados - AMALEITE), a Unidade de Transferência Tecnológica (Fazenda AOVICAPRE), a indústria de cajuína (Fábrica UMAROSA) e outras, permanecerão por mais algum tempo apenas no papel e no debate de pequenos produtores com visão de futuro.

Mas basta um dos sonhos listados acontecer que ocorrerá a reação em cadeia: chegar a primeira indústria e depois dela....todas as outras. Pois é isto que ocorre quando o processo de desenvolvimento é endógeno.

Feliz Aniversário em 17 fev 2012. 6 anos de associativismo da AOVICAPRE.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...