
Com o dinheiro do eucalípto, que chega a Esperantina, se começou a calar a razão do homem.
Nesta cidade há muita riqueza por todos os lados. A terra é rica, mas você não é rico. Por quê?
Você trabalha, ainda tem forças, você tem vontade e tem alguns familiares pra lhe ajudar, mas a lavoura se perde ou produz só o que comer, os animais morrem e você não sabe como evitar...
Se você faz PRONAF, no final do empréstimo apura só “o que comer” ou usa o PRONAF pra comprar umas coisinhas e manter sua casa e sua família. Prosperidade, melhoria de vida mesmo você ainda não sabe como conseguir trabalhando em sua propriedade.
Se sua terra estivesse preparada com alimentos para os animais, se você desse os medicamentos certos, nas épocas certas aos seus animais, se ao invés de roça de cinco linhas, você decidisse entender de irrigação para ½ linha, de verão a verão... Voce não teria apenas 10 ou 20 kg para vender todo dia.
Quando você fizer tudo certo na sua propriedade, suas vendas serão de dois ou três lotes de 100 animais por ano; Vender sacas e mais sacas de ração de mandioca, de milho e... de folhas para feno. Hoje você, que faz negócios de 50 ou 500 reais por mês, em breve poderá fazer negócios de 500 mil reais por ano. Então? Você sonha com isso?
Noutras regiões a terra vira ouro. Lá os produtores prosperam.
A produção no Território dos Cocais é uma derrota. Aqui você tenta mas no final é um fracasso.
É por isso que os homens fortes e sua família enfraquecem. É paulada na cabeça porque você não vê fartura. Você tenta, trabalha e acaba em prejuízos. A mandioca que faz farinha, você não vê lucro; as criações morrem no inverno e você tem apenas umas pra fazer renda, vender;
As galinhas, os porcos, o mel, o arroz, o babaçu... você sai somando as rendas de cada um que você tem e, assim, vai escapando, todo ano, com um graças a Deus.
Todos estes produtos (cabras, galinhas, porcos, mel, arroz, milho, babaçu, peixe) nas mãos de quem sabe fazer muito dinheiro, tornaria a família rica, cheia de prosperidade. Por que eles sabem prosperar e nós, produtores do Território dos Cocais, não podemos?
Você tem terra? Tem. Você tem roça e animais? Tem. Você tem vontade de ganhar muito dinheiro com seu trabalho, na sua propriedade? Tem?
Então, o que falta?
Falta você acreditar que pode e decidir que quer melhorar seu trabalho na sua terra.
Falta também você participar do novo treinamento que a ASSOCIAÇÃO AOVICAPRE COCAIS e parceiros farão: curso sobre cooperativa que resultará na formação da COOPERATIVA DOS COCAIS. Dias 5 e 6/maio, no auditório da Secretaria da Educação.
"Felipe, prefeito de Esperantina". Manchete possível?
O que impede que Felipe assuma a prefeitura?
Pense no que o TSE já fez em favor do Santolia:
A decisão, então, continua com o TSE, não é?
Se o TSE decidir, fica decidido!
Diga-me o que é possível ou impossível acontecer na política deste nosso Brasil?
Basta o TSE decidir. E ele já decidiu.
A Câmara Municipal de vereadores aprovou na última sexta-feira (29), por unanimidade, um requerimento solicitando a convocação de todos os aprovados do concurso público de Esperantina. O requerimento é de autoria do vereador Paulo Brasil (DEM).
De acordo com o requerimento, o vereador Paulo Brasil solicita do prefeito de Esperantina, Jânio Aguiar (PSB), que seja convocado em regime de urgência todos os aprovados do concurso público n° 01/2011 de 13 de janeiro de 2011.
“Os aprovados no concurso estão legalmente aptos a exercerem as funções para os quais foram selecionados, contudo, até o presente momento nenhum dos 76 aprovados foram convocados a ocupar suas funções de direito”, justificou o parlamentar.
De acordo com o edital, os candidatos aprovados deveriam ser convocados, por escrito, através de carta ou Edital de Convocação, a partir da data de homologação do resultado final do concurso.
Vale ressaltar que o Termo de Homologação do concurso público foi publicado no Diário Oficial dos Municípios no dia 7 de abril de 2011.