quarta-feira, 8 de junho de 2011

NÃO PEÇA, POR FAVOR

Não peça aos cidadãos para se fortalecerem em grupos, em associações de moradores, de estudantes, de consumidores, de professores, de condutores etc etc...

Porque pedir não convence a ninguém. E os exemplos, os péssimos exemplos de fracas lideranças, de grupos em pédeguerra, desunidos e mais um rosário de projetos e propostas fracassadas...é mais forte que um pedido.
É simplesmente tudo de contrário para que ninguém, sob conselhos ou a boa vontade de alguém, encha o peito de disposição, encha o coração de esperança e ponha seu tempo em favor do trabalho em associação.

Não, nem perca seu tempo comentando, nem fazendo críticas. A história antiga e recente em meio ao povo é muito mais poluente. O olfato já sente mau cheiro se se falar em reivindicar causas em grupo. As pessoas têm péssimas lembranças.
E quebrar este paradigma e plantar ações de mudanças na comunidade...é quase uma arte que envolve esforço, conhecimentos e perseverança. Neste sentido, temos avançado. Atualmente convivo em forma de associativismo com umas 400 familias, embora a inveja e ataques pessoais de uns poucos nos desafiem de tempos em tempos. Pouco pensam eles que atacando poderiam destruir a sí próprios.

Este tema será discutido na minha palestra no próximo dia 12 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...