sexta-feira, 10 de junho de 2011

QUEM É VOCE

Quem é você que reclama das pessoas que deviam trabalhar por sua cidade, enquanto você cuida da sua vida própria, particular, pessoal, seu umbigo.

Quem é você que acha que pessoas cheias de traumas, cercada por exemplos de fracassos, respirando ambientes de pessimismo, irá revolucionar e mobilizar a sociedade por mudanças.

Quem é você que conhece tudo e quase
nada desta Esperantina, que não enxerga nem portas, nem brechas de soluções, que deita e levanta sem ter planos neste dia, nem neste ano para sua cidade.

Quem é você que sabe o que deveria ser feito para resolver problemas locais, mas espera que os "autorizados", os "empossados" deveriam eles sim fazerem.

Quem é você que sabe o que deve ser feito e vê em sua volta exércitos de desanimados, incapacitados ou descomprometidos, sentindo-se incapacitado de convertê-lo a qualquer causa social.
Quem é você que não sabe quebrar a rotina das pessoas quando elas não fazem um novo, apesar de reclamarem do velho.

Agora, analise o que tenho buscado nestes anos em nome de um desenvolvimento local. Não ter origem daqui, ser o 'ultimo novo forasteiro' sobrevivente; Ter constituído grupos produtivos que crescem apesar do tempo, das críticas e das dificuldades; Insistir em temas que noutros locais dão certo; Insistir no potencial que temos, falo de bacuris e não de soja.

O que você quer que eu faça? Que eu atue em tudo que é de problema local? Que eu desafie tudo e todos em todas as questões que precise de um vereador? Que eu trabalhe sozinho ou que eu procure parceiros conforme seu amor ou conforme seu ódio por partidos?

E se não há compreensão, nem acordo... siga você, tentando vencer. Mas não se arme, não é guerra. A democracia é a convivência dos contrários.

Eu acredito que o caminho que construo será uma grande avenida mais tarde. E teria sido bom se você tivesse colaborado. Mas, sem acordo, siga voce, sigo eu, sem guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...