segunda-feira, 11 de julho de 2011

CARTA AO GOVERNADOR

Fui a Luzilândia, Piauí, onde entreguei em mãos ao governador a carta de reivindicações à causa dos motoqueiros de Esperantina. Segue:

Exmo Sr Governador,

CLIPAGEM
Blitze do Detran em Teresina e no interior apontam que 350 mil veículos do Piauí, 50% dafrota, estão irregulares.
As blitze realizadas pelo Detran (Departamento Nacional de Transportes e Trânsito) em cidades do interior do Piauí já resultou na apreensão de 3 mil veículos, entre carros e motocicletas, e o diretor-geral do departamento, José Vasconcelos, afirma que cerca de 350 mil veículos em circulação no Piauí são irregulares, o que representa 50% de toda a frota de 700 mil veículos.
José Vasconcelos disse que as blitze vão continuar e lembra que cumprir leis compete aos pobres e ricos.

CONTRA PONTO
A População de 1.667.022 com renda per capta de até 1/2 salario mínimo representa  52,9% da população do PI, em 2008.
O IDH do Piauí, com média de 0,713, é o terceiro menor no ranking nacional.
Os mais ricos têm renda mensal aproximada de R$ 13.039, 19 vezes mais.
Rico é rico, pode pagar. Pobre vai ter que seguir os passos do rico para conseguir permanecer com o seu bem, indispensável no trabalho e no deslocamento de toda a família.

SOLICITAÇÃO

Diante dos fatos solicitamos que o governador Wilson Martins seja urgente o autor da proposta que determina:
a)      Isenção das taxas até 2010
b)      Pagamento com parcelamento das taxas 2011
c)       Redução das taxas de IPVA, licenciamento, emplacamento, habilitação


JUSTIFICATIVA

77% de tudo que roda em Esperantina é moto. Existe 4.010 motos e motonetas. No estado 67% dos veículos automotores são motos.

Os técnicos da saúde apresentam  os altos custos à saúde causado por motoqueiros. Porem, a solução aplicada pelo governo PIAUÍ TERRA QUERIDA está causando um novo drama: apreensão de motos, de forma inegociável, repentina e  pós eleitoral.  Da forma que está em execução gera a retração social e financeira no Piauí. Este é um trauma irremediável à imagem de qualquer representante público.

A zona rural é quase 90% movida a motos, onde, sobre a qual praticamente todos os serviços e negócios são feitos de forma mais imediata. A alternativa das caminhonetas, conhecidas por "carro de linha", tem a limitação de não rodar diariamente e ter horário único. Está nas mãos desta legião de trabalhadores a frota de motos que apresenta os piores índices de atraso de taxas. Um preocupante agravante social é que a totalização das taxas em muitos casos superam o valor da moto. Os representantes públicos procuram uma solução viável à vida desta gente ou o ESTADO se apossará de quase toda frota. Já que estes motoqueiros insistirão em rodar, por necessidade, enfrentando o risco do flagrante.

E depois que milhares de motos em situação de ilegalidade estiverem nos pátios do DETRAN o que vai acontecer? Leilão? Quem garante que por lá, nos pátios, pneus não serão trocados por outros carecas? Que combustíveis não serão surrupiados dos tanques? Que retrovisores desaparecerão? Porque é impossivel sumir a moto inteira do pátio?! Estou falando de milhares de motos, sob a guarda do estado, retiradas de seus proprietários.

O ESTADO TAMBÉM É PECADOR

A justiça nunca vence quando, mesmo por lei, é praticada gerando mazelas sociais. A caça às motos implantada no Piauí é uma prática de injustiça social. A omissão histórica dos governantes piauienses sobre a vida dos motoqueiros e suas motos é, nesta situação, a principal responsável por tornar a caçada imoral e a lei injusta. Decidir limpar o passado das omissões e todo o desleixo com o transito, aplicando multas e apreendendo motos dos tidos agora por infratores, não pode ser considerada boa ação.

O desleixo com o transito não pode ser reparado com multa e apreensões tão e puramente sobre os motoqueiros. A reação da sociedade certamente vai denunciar as irresponsabilidades das instituições públicas e seus governantes quanto à falta de sinalização das vias públicas, buracos nas ruas e avenidas e as mais altas taxas de transito do país imposta aos piauienses. Conclusão: décadas de falta da ação eficiente das autoridades criou a banalização das leis de transito em Esperantina. Um justiçeiro agora não será uma figura nada simpática.

Alarmante. Se considerarmos o total de veículos no nosso estado teremos uma uns 3/4 de motos. Os motoqueiros, portanto, são uma forte representação do Piauí.

Segue um rápido retrato oficial de motos de Esperantina e algumas cidades irmãs.
                                                              
CIDADE
PERCENTUAL
MOTOS
MORRO DO CHAPEU
77%
196
ARRAIAL  
87%  
201
BARRAS  
82%
3.649
BATALHA
73%  
1.008
LUZILANDIA
82%
1.839
JOAQUIM PIRES
75%
331
PIRIPIRI
75%
8.755
ESPERANTINA
77%
4.010
Total
19.989

                         
É o total de motos, 19.989, nestas 8 cidades.

Por isso, dizer que o município vai parar, não é exagero. Mais que isso: não sabemos onde tudo isso vai dar, já que as consequências também se confrontam com as política.

Aguardamos informações pelo vereadorpaulobrasil@gmail.com.  86 9934 9006/ 3383 1073/ 9405 6258

Esperantina, Pi, 09 de julho de 2011.
Atenciosamente
Paulo Brasil

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