quinta-feira, 14 de julho de 2011

TERRA DO ENGANO E DO ABANDONO


Conheça os ASSENTAMENTOS onde 35, 60, 70 e até 80% das famílias fundadoras abandonaram o campo.

Hoje famílias dos assentamentos também aumentam o drama do êxodo rural. Isto é grave porque há um volume gigantesco de dinheiro de impostos investido neste processo de distribuição de terras. Há carradas de dinheiro perdido em nome da errada forma de gerar emprego e renda no campo. Porém, considero ainda mais grave o efeito de reafirmar na 'ciência' destes cidadãos de poucas letras que 'projeto é feito para dar errado'.

Seguramente afirmo que metade de todas as famílias da reforma agrária originalmente nos assentamentos abandonaram a casa, a terra e tudo.

Será que apesar de uma família ganhar uma propriedade com 20 ou 40 hectares, cerca, casa,
energia elétrica, iluminação pública, fonte de água, abastecimento d’água domiciliar, doação de dinheiro, perdão de dívidas, semoventes, insumos e ainda mil propostas de apoio dependentes de resultados, ainda haverá algo de errado e ruim neste projeto? Por que famílias abandonam assentamentos?

Há um assentamento de Esperantina onde um representante de ministro, MDA, veio inclusive para a inauguração,  com mídia da oitava maravilha. Hoje resta 4 das 14 famílias que receberam aquela festa. Foi assim....

Será que é necessário debater a reforma agrária para a reforma agrária deixar de um mar de ineficiência?
Bem, poderia combinar que vamos transformar nosso dia em 30 horas, inserir mais esta pauta nos trabalhos do escritório para acordar a sociedade e as instituições para este drama silencioso onde o ganho de uns poucos é duradouro, geralmente políticos. E para outros, que são milhares, puro engodo.

Eu sou a favor da Reforma Agrária, mas sou enojado pela incompetência e pela hipocrisia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...