sexta-feira, 11 de março de 2011

VOCE TEM ESSA DOENÇA? parte 1

A situação é essa: 'Fingi ser gari por 1 mês e vivi como um ser invisível'.

Ali, constatei que, ao olhar da maioria, os trabalhadores braçais são 'seres invisíveis, sem nome'.

Conseguiu comprovar a existência da 'invisibilidade pública', ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde enxerga-se somente a função e não a pessoa.

'Descobri que um simples bom dia, que nunca recebi como gari, pode significar um sopro de vida, um sinal da própria existência', explica o pesquisador.

Sentiu na pele o que é ser tratado como um objeto e não como um ser humano.

'Professores que me abraçavam passavam por mim, não me reconheciam por causa do uniforme. Às vezes, esbarravam no meu ombro e, sem ao menos pedir desculpas, seguiam me ignorando, como se tivessem encostados a um poste, ou em um orelhão', diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...