sábado, 13 de agosto de 2011

NÃO ME FALE DE ABANDONO

Visitamos hoje uma senhora que em março/2011 fez 91 anos de uma longa vida. Ela mora com genro e filha de uns 60. Diversão: conversar


No caminho da visita passamos por um rua movimentada de Esperantina. Na porta da casa, na calçada, pela enésima vez vimos uns dois idosos e um jovem rapaz, o filho, sentado ao lado deles, nesta bela noite de sábado. Fazendo companhia aos pais, todas as vezes que passei pela casa. É infalível, é um caso raríssimo.
De volta para casa, encontramos Ronaldinho de Esperantina,
perambulante, 65 anos talvez, carregando sacos e sacos nas costas, em plena avenida Petrônio Portela. Agora deve estar dormindo numa daquelas calçadas.

E sabe o que mais? Pouco mais que uma festinha, onde aparecem uma centena para a dança da terceira idade, nada mais, é só isso por aqui para idosos.

1.933 homens idosos; 2.116 mulheres idosas. 4.049 idosos em Esperantina. 10% dos esperantinenses. Ou ainda dançam, ou dançam da vida. Não vou falar de abandono porque cada um sabe onde estão seus idosos. Uns cheios de netos na internet, outros sem teto. Outros poucos, muito pouco felizes.

Cansados e vencidos pelo tempo e pelas consciências alheias, figuram num filme, em preto e branco, que se chama "o silêncio dos velhos".
Pensei agora em você e em como anda sua relação com os seus velhos.

Sim, o compromisso dos políticos, eu analisei também, mas não vi eleitor votando em candidato que se elegeu porque se comprometeu em cuidar dos nossos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...