sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SE NINGUÉM SOUBER...

___Hoje, 12, estive na rádio, em entrevista. A última vez foi a uns 60 dias.
___E daí?!


Daí que fiz uma reviravolta de rumos muito grande no meu dia a dia. Em jan/1989 me tornei um aprendiz de comunicador. Segui assim até julho/2004, quando pedi para sair da emissora. Eu era gerente geral.


Exerci 16 anos seguidamente fazendo comunicação. Pratiquei 6 mil dias na construção de um rádio que gerasse mudanças na mente da sociedade a construir uma sociedade melhor. Mas não é disso que quero escrever, me peçam depois esta história.


De 2004 pra frente, quando mais se tornou necessário falar às pessoas, através do rádio, foi exatamente o contrário.


Dali pra frente toda a ação "política-social" que passamos a desenvolver ficou sem repórter e sem rádio que promovesse cobertura especial e permanente.


Então, foi assim mesmo, em lugares esquecidos,
com gente marginalizada, que as ações aconteceram: plantar sementes da organização das pessoas em grupos; reunir cidadãos por temas de interesse comum; reestabelecer a fé em projetos de grupos; tornar o cidadão crente que seu grupo tudo pode para melhorar o viver de todas as famílias envolvidas.


Tudo nestes últimos 7 anos foram ações que precisavam estar no conhecimento de muitos e que estes muitos deveriam se abraçarem nas causas.


Nestes tempos vimos muitas oportunidades de ouro passarem por nós sem serem agarradas. Faltou a consciência do poder que tem um grupo social. Somente quando se tem consciência do poder disponível é que chega a força e a coragem para construir vidas dignas de viver. 


Cheguei a passar até 90 dias seguidos sem pronunciar uma sílaba sequer em radcom (rádio comunitária) sobre os trabalhos do escritório à comunidade. E uma fala aqui outra acolá, pouco influenciaria. Esperantina tem 40 mil habitantes, um milhão de problemas sociais, culturais, educacionais etc etc etc. E não é uma célula ou um órgão que trabalhando sem a interligação de um sistema que vai fazer todo o corpo funcionar bem.


A célula - a ação - precisa reverberar. E quando isso não acontece, é preciso ser formiguinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...