segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

AOVICAPRE COCAIS, UMA ESPERANÇA

Esperantina foi debatida em Teresina através da AOVICAPRE COCAIS. Dia 25, representei os criadores da região em propostas já conhecidas desde a EMBRAPA MEIO NORTE, SEBRAE, SDR, SENAR, UFPI, CODEVASF, CME, PME ao instituto InWent, na Alemanha.

Conclusões do dia de trabalho em Teresina:
1- O pecuarista de ovino e caprino do Piauí não tem respondido às tentativas para se desenvolverem. Por conta disso em 2011 programas foram suspensos. Esperantina inclusive ficou prejudicada. Mas as iniciativas da comunidade foram consideradas importantes e justificaram a atuação pontual dos parceiros.
2- As iniciativas, os resultados e os projetos apresentados pelos produtores na AOVICAPRE COCAIS vai manter parceiros atuais e atrair muitos outros até o final deste ano. O trabalho do grupo associado representa uma via de investimentos na região.
3- Esperantina, ao ter a fazenda modelo de animais de raça, projeto aprovado pelo BNDES GOV ESTADUAL, receberá assessoria completa de profissionais de diversas instituições de apoio à produção;
4- Esperantina e região dos cocais, ao ter a pasteurizadora para leite de cabra, via projeto de desenvolvimento regional sustentável, vai justificar um projeto especial de gerenciamento e assistência técnica a estas estruturas através de grandes instituições do governo federal;
5- Os criadores de cabritos e cordeiros, via AOVICAPRE COCAIS, terão todas as suas demandas atendidas por instituições de orientação técnica. As ações estão sendo bem planejadas e executadas pela própria comunidade e seus parceiros institucionais.

Agora fica a meta: criadores devem se fortalecer no associativismo para mostrar que são merecedores de importantes instituições e seus técnicos. Senão, perderá muitas das oportunidades que estão disponíveis.

Nas reuniões de Teresina fiz toda a defesa em favor da classe produtiva, pois sou criador e associado da Associação dos Ovinocaprinocultores de Esperantina e Território dos Cocais, AOVICAPRE COCAIS. O relato completo será apresentado na próxima reunião da associação, 6 de março, as 9 h, no Mundo Novo dos Amorins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...