quarta-feira, 25 de maio de 2011

BANDA MESTRE CHICO


Em Esperantina, em 1935, o senhor Manuel Ramos comprou um instrumento e doou para a igreja católica fazer animação em festejos e outros eventos. Mas ao passar dos tempos foram deixando o ofício de tocar em igreja, e na mesma época chegou a Esperantina um cidadão por nome de Francisco Alves (hoje conhecido por Mestre Chico)
que sabia tocar, mas precisava aperfeiçoar para então poder ensinar para mais pessoas.
A elite interessada em ter uma banda para fazer ”festanças” resolveram mandar Chico Alves a Brejo ( MA) e para Piracuruca para ser instruído pelo mestre Pedro Ambrósio, sendo que resultou em um ano de estudo no campo da música. Em 1936 retorna à cidade e, de imediato, convocou aquelas pessoas que tinham interesse pela música para aprenderem a tocarem instrumentos de sopro e percussão.
Foi então que muitas pessoas aprenderam a tocar. E em Janeiro de 1937 tocaram pela primeira vez fazendo a abertura do festejo de são Sebastião. Dai então ficou formada a banda de música, sendo chamada para tocar para elite também nas cidades vizinhas, bem como: Porteirinha, hoje (Joaquim Pires) Peixe ( nossa senhora dos remédios).
Mas tudo tem seu tempo, muitos dos músicos foram perdendo o gosto pela música, pois as dificuldades eram muitas sendo que as viagens eram feita a Pé. Chico Alves muito dedicado à banda nunca desanimou, chegando muitas das vezes a comprar instrumento por sua conta. E aos poucos Chico já era dono da banda de música. Foi ai que veio a infelicidade da cidade: falece MESTRE CHICO e que por pouco a banda não foi extinta.
Foi quando em 1982 o candidato Lages Filho, em sua campanha, prometeu que se ganhasse para prefeito iria reativar a banda. Ganhou e cumpriu a promessa: reestruturou toda a banda ficando na ativa até 2004, quando mais uma vez, quase foi extinta por descuido do gestor da época.
Na gestão do prefeito Chico Antônio, 2009, revitalizou e regularizou todas as situações da banda...... houve mais valorização e os integrantes passaram a ganhar um salário mínimo.
Mas em todas as profissões da vida sempre tem alguém que realmente gosta e acredita que tudo é possível, estou falando do senhor Antônio José que desde os quinze anos de idade tem se dedicado profundamente à banda de música.
Nestes 69 anos de vida esteve em plena atividade, coordenando o grupo de 15 músicos, animando as festividades deste município. António José ou MAESTRO, assim queiram chamá-lo, é uma pessoa simples e sempre está à disposição dos amigos e da municipalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...