segunda-feira, 23 de maio de 2011

HISTÓRICO PERIGOSO


Em 30 dias o cofrezinho municipal daqui recebeu 1.451 mil (leia: um milhão, quatrocentos e cinquenta e um mil reais). Arredonde: "um milhão e meio, em 30 dias".

O que fazer com esta grana? Os assessores incentivam o prefeito a olhar pra isso do jeito comum:
mesmos gastos, apenas mudando os nomes. Então, nada fará para revolucionar as pessoas. Indo assim foi que nenhum conseguiu reeleição na história local.

Indo assim, jamais diga ao prefeito a loucura, do tipo:
__ "Barão, adote 500 crianças pobres.
__ Tire todas elas do risco de marginalidade, fome, ignorância e prostituição.
__ Barão, banque com o bem bom estas 500 crianças, manhã e tarde, de segunda a sexta, de junho/2011 a junho/2016.
__ Dinheiro de um mês, barão, dá pra fazer esta revolução toda. O senhor vai ficar na história"!!

Mas não é esta a história que os assessores pregam ao excelentíssimo. Ao contrário:
__ "Barão, este alemão ta usando as crianças pra lhe extorquir. Num caia nessa, não!! O cara ta querendo 10 mil, todo mês. E mais, barão, não só tem ela que merece dinheiro não. Tem a de 50 crianças, que se reúnem duas vezes por semana, onde o senhor tem até mais voto!!!
Jogo de risco. Na AMARE, a casa das 500 crianças, a política quem faz são as famílias alemãs, quase todo os 300 mil, chegam para sustentar os filhos esperantinenses em risco.

Jogo de risco: que ninguém conte aos alemães que ele estão sendo os únicos preocupados, os únicos responsáveis em manter os filhos dos pobres daqui.

Jogo de risco: que o alemão, João, tenha vida longa e continue prestando contas, contabilidade completa, convencendo famílias estrangeiras a confiarem no bom uso do dinheiro deles.

Jogo de risco: que as famílias alemãs nunca entendem que o Lula não deixou as famílias ricas e que já não precisam de ajuda.
Jogo mais perigoso: que o povo alemão nunca saiba que chamaram de extorsão a tentativa de ter um valor mais justo para a AMARE doado pelo prefeito.

Mas alguns esperantinenses alimentam este histórico perigoso. Seria bom ver isso, pois já não basta a nossa omissão, agora o que diz a língua da ignorância pode se transforma em castigo aos indefesos. Mas o pior é que é assim: os inocentes também pagam pelo que diz o pecador
Então, recomendar que se fale de extorsão, que aqui em Esperantina a AMARE - uma corja - está se aproveitando da situação, usando as crianças etc etc, tornará nosso histórico, realmente, fatal aos ouvidos dos alemães que patrocinam 300 mil/ano aos pobres esperantinenses.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...