terça-feira, 12 de abril de 2011

IDÉIA DE POBREZA: O COITADINHO

"...Não senhor, eu não tenho quais nada. Só umas galinhas, uma roça pequena. O senhor pode inté ver adonde tão"

Eu me pergunto: por que neste assentamento agrário aquele trabalhador respondeu deste jeito? Ele escondeu o que tinha. Ele não estava tão miserável assim, não.

A presença e a entrevista do técnico de pesquisa deixa o trabalhador rural - quase todos - com medo de ser visto como alguém que já melhorou de vida. Se melhorar, pensa ele, não receberá mais auxílio do governo.

Sabe o que significa esta atitude? Mesmo que possa melhorar mais ainda, não os trabalhadores não o farão. Intuitivamente estão agindo para permanecer pobre, pois ser pobre, sabe ele, abre portas, sem limites, para caridades dos governos.

Eu sou da opinião que ajudar é extremamente necessário. Porém, ajudar desta forma, é o mesmo que cegar famílias inteiras e jogá-las na vala da pobreza, para sempre.

Amém? Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...