terça-feira, 26 de abril de 2011

A MENTIRA. A MAIOR ASSENTADA AGRÁRIA


"__Conviver com gente?! basta a minha família. Fazer negócios com pessoas em grupo? Não faço!". Pensa o assentado.

É isto. Pessoas herdam terras, na forma de Assentamento Agrário. Daí, o que veio de graça... ha, ha!! Só não dá graça porque é trágico. A reforma agrária é 99% trágica.

Salva-se o quê, quais são as vantagens? Os latifundiários que não tem mais a posse e políticos que tornam-se donos da representação dos assistidos. Logo aqui, duas tragédias: queimadas destroem as matas nativas; os donos da representação geralmente nem sabem como se promove o desenvolvimento.

A herança do assentado é realmente espetacular: 30 hectares de terras, casa, água, luz, dinheiro, muito dinheiro e quase tudo de mão beijada. Tanta fortuna... e quase nada!! Tempos depois o que é pra ser a fonte de renda da família com fartura, prosperidade e união...nada mais é que vida de subsistência. Trágico para esta gente.

Feiras - evento pra mostrar o melhor deles - cumprem o papel: cata-se o melhor e mostram. Cata-se.

Como ser diferente se ainda estão atrelados aos ânimos da chuva do NE, das bolsas do FHC, do algodão no MT, soja no PR, construções em SP?

Em tempo: os milhões de vidas que moram nos assentamentos agrários, são vítimas. Eles precisam de vida própria, de amor próprio, reconhecerem o poder da coletividade e estarem integrados às cadeias produtivas fortalecidas.

O retrato e números dos assentamentos fundiário estão ai: mentira?Verdade! E enfrentar a verdade é o começo em benefício das famílias nordestinas e das riquezas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...